Na aula de ontem uma professora minha fez uma observação interessante, ela disse que estamos vivendo a Era da Informação. Cada vez mais cursos, tecnologia, novas estratégias pra tudo, mídias e mais mídias.
Mas alguém já parou pra pensar no impacto real dessa era nas nossas vidas?
Pensem bem, o seu avô acordava de manhã, lia o jornal deixado na porta, ouvia umas oito noticias no rádio ou na TV e isso era o suficiente. Mas e você, faz isso?
Para mim Internet é a palavra chave, hoje você abre seu navegador e de cara já vê no minimo uma vinte noticias sobre diversas coisas. Cada uma dessas vinte notícias tem no minimo mais cinco relacionadas a ela, claro que ninguém vai ler todas, mas o simples fato de você ignora-las já estará te deixando desatualizado.
Só para se ter uma noção, uma criança de 12 anos de idade provavelmente já acumulou mais informação em sua cabeça do que seu avô de 70 anos. Somos bombardeados com idéias novas, somos obrigados a discuti-las e aplica-las. O mundo pede isso para que possamos viver nessa sociedade.
Acho incrivel como o ser humano está se adaptando rápido a essa nova realidade, mas vejo nisso uma tendência que pode nos levar a um colapso. Devido a essa enorme quantidade de informação que recebemos estamos ficando cada vez mais seletivos. Já não ligamos muito para as notícias de mortes no Iraque e nem para as estatisticas de violência do Rio pois, estas já não nos importam. Filtramos elas para podermos armazenar coisas mais úteis, parece que tem funcionado até agora porém, creio que essa seletividade nos deixará cegos, veremos o que queremos enxergar, e surgirá uma grande ironia, num mundo cheio de informação, disponível praticamente à todos seremos desinformados...
Tem que se abrir mão de um pouco de individualidade para podermos evoluir, talvez essa independencia de conhecimentos nos transforme em seres egoistas que não sabem trabalhar em grupo, e mais uma vez, aquele que tem uma visão mais ampla sairá na frente e controlará as massas com facilidade.
Fiquemos de olho, um filtro é útil as vezes, mas o bom mesmo é tentar saber o máximo possivel, ouvir mais e falar somente o necessário. A função do cérebro não é a de armazenar e sim a de recolher informações, processa-las e aplica-las. Ou seja, agregar bastante informação não significa que você estará apenas enchendo sua cabeça mas, que você tem mais possibilidades de resolver um problema devido as diversas possibilidades que você formulou em cima do que aprendeu!
Como diz o grande e saudoso Jô Soares, hoje valorizamos informações que vão desde as grandes investidas do presidente norte-americano até a importância incontestável das batatas... rsrsrs
ResponderExcluirRealmente, é informação demais. A nova peripécia do Hugo Chavez, a viagem do Lula, o novo escândalo em Brasília, o aviso de sua mãe de que vai sair, uma abelha que está te perseguindo... Um dia a gente vai ficar maluco! Vamos ouvir, sem estar ouvindo de verdade, se é que você me entende. É preocupante.
pois é.. essa professora sua é de português? tive o mesmo assunto semestre passado! e mais.. a organização do indivíduo e a importância do trabalho.. UAHuahuHAU só saiu viagem desses temas... escrevi pacas...
ResponderExcluirabraços
É muito importante estar atualizado mesmo, mas é impressionante pensar que por mais que a gente saiba, nunca é o suficiente.
ResponderExcluirÀs vezes dá vontade de ir pra um lugar e ficar uma semana sem rádio, tv, revista, jornal, internet e tudo mais.
Se a geração é assim, imagina como serão as próximas...isso me assusta...ahuhauhuahua...
beijo!
E enquanto nós lemos blogs, algum japonês lê 20 notpicias...é por isso q esse país n vai pra frente! :P
ResponderExcluirBrincadeira! huhuh
bjao
acredito que a tecnologia atualmente não causa espanto como acontecia a anos atrás. Alias, dependendo da novidade, nossa reação é "estava demorando mesmo para inventarem isso".
ResponderExcluiro mundo está perdendo seu encanto...