quarta-feira, 7 de março de 2007

Cérebro Vs Máquina

O nosso cérebro é uma coisa incrível, guardamos lembranças de imagens, de sons, de cheiros e dos mais diversos sentimentos e sensações.
Processamos todas essas informações em milésimos de segundo, nossos reflexos são quase automáticos, todas as funções de nossos órgãos são sistematicamente sincronizadas e para cada falha existe um plano B.

Esse é o nosso cérebro, uma das coisas mais incríveis da natureza, massa biológica que armazena informações e as processa com extrema eficiência. Até hoje, nem o mais avançado dos computadores pode se comparar à nossa grande massa pensante.

Mas hoje, li essa reportagem que mostrava um estudo sobre o mal de Alzheimer (aquela doença que causa perda de memória recente degenerativa), e ele me fez parar e pensar. Os cientistas criaram um programa em que um ponto se movia aleatoriamente para frente e para trás, e colocaram uma diretriz para que houvesse um certo equilibrio no número de vezes em que ele ia para cada lado. Então, aleatoriamente ele andava para frente e para trás, e quando tivesse andado muito para frente por exemplo o programa criava uma tendência que fazia ele ir mais vezes para traz.

Agora a experiência, em determinados momentos eles apagaram a memória recente desse programa e notaram que ele começou a repetir os mesmos movimentos que tinha acabado de fazer, exatamente como as pessoas com mal de Alzaheimer, que executam as mesma ações repetidamente. Segundo um dos cientistas esta só é mais uma das tantas evidências que sugerem que nosso cérebro é só um avançado e compacto computador.

Finalizo então, fazendo uma pergunta utilizando-me de uma frase do próprio entrevistado, será que "nosso cérebro é simplesmente um sistema como outro qualquer"?


PS: Wagner, o trecho em negrito é todo seu!

11 comentários:

  1. valeu pelo comentário, e tenha certeza de que sair por aí com as vergonhas de fora, não foi a minha intenção! hahahahahahahaha!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:55 PM

    concordo nosso sistema é igual a qlqr sistema pode qbrar um dia, claro que ele tem saidas para problemas incriveis, para mim a melhor parte em nos

    ResponderExcluir
  3. eu acho q estamos cada dia mais mecanizados.....
    mas entre o mecanico e o organico, sou mais o organico...
    a maquina apenas pensa, qnd a gente manda eles fazer isso, e de quebra.. alem da gente pensar... ainda temos sentimentos.... isso eh bom... acho... hehe

    ResponderExcluir
  4. No inicio do seu post vc deixou evidente a potência que nosso cérebro tem, e isso pq só usamos 10% da capacidade total dele. Agora se é para criar uma máquina q seja semelhante ao cérebro, então vamos ter que investir muito em coisas inimagináveis !!!

    ResponderExcluir
  5. o negócio é criar uns pacotes de "expansão" para o cérebro... mas dizem que se usássemos pelo menos 70% do cérebro faríamos coisas que desafiam as leis da física...

    ResponderExcluir
  6. Prefiro acreditar no bom e velho mecanismo Tico e Teco. :P

    Minha vó tem Alzheimer, e eu acho que esse alemão tb tá me deixando louca aos poucos... Precoce, hein! huhu

    bjao

    ResponderExcluir
  7. O cérebro é tão fascinante! E tão misterioso! As vezes acho que somos basicamente cerébro, sendo o resto do corpo apenas serve pra executar as ordens e vontades do cérebro. Mas chega uma hora que dá erro, né? Eu conheço uma pessoa que tem Alzheimer. Vc começa a ver que o que confere personalidade, dinamismo e dignidade ao corpo é mesmo o cerebro.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Sabe o que é bompora evitar mal de Alzheimer? Fazer palavras cruzadas, pois é. E os velhinhos adoram né? eu também adoro, mas prefiro desafios de lógica e testes de revista feminina (QUE? também sei ser fútil)
    Eu sempre achei o cerebro, umas das coisas mais perfeitas nesse universo.... Ser neurologista deve ser uma profissão mto interessante

    ResponderExcluir
  10. Como outro qualquer não... é o melhor que tem! hehehe
    Abraço!

    ResponderExcluir