quarta-feira, 18 de julho de 2007

Λέω τα ελληνικά

A cultura brasileira é uma super mistura de várias outras culturas do passado, isso todos sabem. Mas o que muitos não se dão conta é de que grande parte dos ingredientes dessa mistura tem um ponto de origem em comum, e ele é a civilização grega.

O tema do post de hoje foi sugerido pelo Vinícius do blog O Irrevogável, e antes de começar a pesquisa-lo não tinha me dado conta do quanto estamos imersos em coisas originalmente gregas. Por exemplo, sabe quando o presidente faz alguma cagada coisa errada e ai aparecem o senado, o congresso e a bateria da mangueira pra tentar consertar tudo? Então, essa é a chamada democracia, do grego demos = povo e kratia = poder, já que somos nós quem escolhemos nossos governantes entende-se que o poder é do povo, e não é só a palavra que vem da Grécia não, todo esse conceito veio de lá. Na matemática também temos bons exemplos, como o básico, mas essencial Teorema de Pitágoras que é um velho conhecido nosso dos tempos de escola. E falando em escola, alguém se lembra das aulas de filosofia, do grego philos = amor, amizade + sophia = sabedoria? Sim elas também têm bases gregas, não que não existissem outros filósofos em outras partes do mundo na época, mas os gregos foram os mais felizes em divulgar suas idéias.

Na arte não podia ser diferente, os gregos foram responsáveis pelos estilos clássicos de pintura, arquitetura e escultura, lembram da Vênus de Milo? Ela é grega também, e representa a Deusa (grega) Atenas, uma dos muitos deuses de sua cultura. Deuses esses que hoje servem de nome para os nossos planetas e de histórias utilizadas para explicar ações humanas na psicanálise. Falando em histórias me lembrei dos teatros, da tragédia e da comédia, encenações tipicamente gregas cujos conceitos são comuns no meio artístico de hoje em dia.

A Grécia foi certamente o berço da civilização ocidental, quanto mais pesquisamos mais encontramos coisas gregas em nosso cotidiano, vale a pena pesquisar a origem das palavras, das idéias e dos costumes, às vezes nos achamos tão diferentes do resto do mundo por coisas bobas como classes sociais, cor de pele e sexo que nem nos damos conta de que no fim somos todos farinha do mesmo saco (provavelmente grego)!


19

6 comentários:

  1. Mto bom o texto, e o tema tb....
    Temos ainda as olimpiadas, as orgias, hehehe
    e uma série de coisas da cultura clássica.
    vc está fazendo contagem regressiva, o q será? a esperada surpresa...
    flw

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o legado grego alcança proporções maiores do que muitos imaginam.
    Tema interessantíssimo.
    =)
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:46 PM

    Adorei o post. E é realmente verdade né?! Se formos parar para pensar, tudo á nossa volta, vem dos gregos!
    Que caras espertos ¬¬'.
    Huiehuiehuiehuiehuiehuiehuie ;)

    ;*

    ResponderExcluir
  4. Ai cara, tem premio pra ti no blog!
    Passa la depois

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Só uma pergunta: O que significa o título? Huhauaau... Apesar de ter sugerido o tema, eu não entendo a escrita do idioma grego.
    De qualquer modo, a civilização grega, ao meu ver, é fascinante. Em inteligência, só perdem para os Egípcios, Astecas, Maias e Incas. Quantas obras da literatura foram inspiradas nas obras gregas? Por exemplo, os Lusíadas (leia o canto A Ilha dos Amores). E quantas obras literárias não são genuinamente gregas? Como Odisséia, Ilíada... E a arte então? Esculturas, arquitetura, e tudo mais... A Cultura Romana, que se expandiu por toda a Europa, era praticamente a Cultura Helenística aperfeiçoada!
    Mas o que mais me fascina, sem dúvida, é a mitologia. O quanto foi capaz de criar aquelas mentes, tentando explicar os misteriosos ciclos e eventos da natureza!
    Legal o post, muito bom de verdade. Obrigado por aceitar o tema, e até mais!

    ResponderExcluir