sábado, 28 de abril de 2007

Além das Palavras

Um dia desses eu percebi uma coisa que pode muito bem mudar o modo como nos relacionamos com as pessoas (sempre exagerado...). Não existe qualquer relação humana que sobreviva sem um pouco de confiança. Não podemos comprar um pão na padaria da esquina se não confiarmos no padeiro. Nem andar na rua sem confiar que as pessoas não nos atacarão e muito menos dizer um olá para qualquer desconhecido sem confiar que no máximo ele nos deixará no vácuo. E é por isso que confiamos uns nos outros.
Confiamos? E é ai que entra a minha mais nova teoria de relações humanas. Acredito que para a maioria de nós a confiança consiste numa fórmula super simples, eu te peço algo, você concorda, você não faz nada contrário ao que eu te disse e vivemos felizes para sempre! Um exemplo, você conta um grande segredo para seu melhor amigo, ele promete não contar para ninguém, ele não conta, vocês vivem felizes para sempre. Mas suponhamos que este seu amigo conte para alguém esse segredo, o que aconteceria? Provavelmente você nunca mais confiaria nele e a amizade nunca mais seria a mesma. Porém há algo errado nessa história, e é a noção que temos do que significa confiar. Confiamos nas palavras, e as palavras mentem, não devemos confiar nelas e sim nas pessoas que as proclamam. Aqueles que são de confiança vão além de manter a palavra, talvez ao contar seu segredo essa pessoa só queira te proteger e talvez ela tenha conseguido, mas você nunca notará isso se sentir traído por suas palavras.
Então, quando você achar alguém em quem confiar confie nela, é bem mais fácil descobrir seus verdadeiros amigos olhando dessa forma. Tente, palavras mentem pessoas não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário