
O tema de hoje é "distância" e foi sugerido pelo Art do Silêncio de Chumbo.
Cientificamente falando, distância é o espaço físico existente entre um ponto e outro. Para nós ela só faz sentido quando adicionamos um outro fator nessa equação, o tempo. Para que um espaço seja percorrido ele necessita de um tempo, assim temos d/t = nossa noção de distância (não tente entender essa fórmula).
Mas hoje essa noção não é muito válida. Antigamente demoravam algumas horas da minha cidade até São Paulo. Se você tivesse uma reunião marcada para as dez da manhã teria que viajar pra lá no dia anterior se pra poder estar inteiro na hora. Chegando lá, mostrava seus gráficos e textos e ia embora. Hoje se você for rápido consegue chegar em cinquenta minutos ao mesmo destino. Você poderia sair de casa no mesmo dia ou nem sair de casa, poderia fazer tudo on-line da sua sala de estar ou de um restaurante na Espanha, tudo com áudio e vídeo. Virtualmente podemos estar em qualquer lugar a qualquer momento. Tecnicamente é bom, mas na pratica eu tenho minhas dúvidas. Essa falta de interação física com o ambiente pode não parecer grande coisa, mas é algo que está nos mudando aos poucos. Outra coisa, antigamente se você comprasse um kit de chá chinês por correspondência, iria demorar no mínimo algumas semanas para chegar, visto que a China é longe e navios demoravam para atravessar os oceanos. Hoje ele viria de avião, em no máximo três dias poderia estar na sua casa, fora o fato de que vir da China seria algo irrelevante, pois o mesmo produto poderia ser feito em qualquer lugar do mundo. Ou seja, coisas reais também estão perdendo a noção de distância.
E ainda há um outro ponto, podemos ver uma pessoa todos os dias e falar com ela por Msn ou por telefone a todo o momento, mas mesmo assim é possível que nos sintamos distantes dela. E não é difícil de entender isso, pensavamos que aquela sensação boa de nos sentirmos completos era fruto da interação física entre dois pontos próximos, mas não era. A sensação boa vinha do fruto do fruto dessa interação. É a distância emocional que nos faz sentir completos ou incompletos. Podemos nos sentir extremamente próximos de alguém que nunca vimos apenas trocando cartas, mas sermos extremamente distantes daqueles com quem convivemos. Tudo é relativo, varia de um ser para outro. Eu tenho o meu próprio exemplo de distância relativa, fico nove horas por dia na frente de um computador com acesso a internet mas ultimamente estou muito distante de poder escrever um post devido a falta de tempo...
O que posso concluir é que para nós humanos a distância está em nossas cabeças, se quer estar próximo de alguém pense nessa pessoa com carinho que automaticamente você estará. Se quer que a sexta-feira chegue logo conte os dias regressivamente, "segunda já foi, logo é terça..." e não, "amanha ainda é terça...". E aja assim sempre, fazendo suas próprias distâncias e não vivendo em cima delas!
distancia eh algo fascinante,
ResponderExcluirrealmente o mundo estah encolhendo, como dizem,
contudo, como dizia camoes,
as vezes é solitário andar entre a gente,
podemos estar perto fisicamente ou virtualmente conectados,
mas ainda assim, estarmos distantes.
telefone, e-mail, q mtas vezes naum usamos!
Distancia é algo interessante......
ResponderExcluiralgumas coisas podem estar ao lado e mesmo assim em outro planeta.... e outras que estão em outro "pais" e tão perto quanto um abraço....
ótimo post!!!!
cara... excelente post!
ResponderExcluirdistãncia é um tema engraçado mesmo. Foi como você disse: podemos ter alguem do nosso lado e mesmo esta distante...
algo para se pensar!
A distância estraga minha vida!
ResponderExcluir=/
ODEIO²
O dia em que eu puder abraçar pela internet pra mim, a distância deixou de existir! Eu sempre estarei distante dos que eu não puder abraçar!
ResponderExcluirUm abraço então!
PS.: Jura que já tocou É o Tchan na trilha sonora da sua vida? Disso eu tiro que coisas bizarras já te aconteceram, meu caro...!
pois é... sempre há uma vez na vida que a distância se torna um empecilho nas nosas vidas.... mas veja pelo lado bom... ainda bem que estamos distantes dos estados unidos e não temos furacões!
ResponderExcluirabraços
Muito legal o seu blog. Vou te add nos meus links!
ResponderExcluirApareça para saber um pouco mais sobre decoração!
bjos...
A distância que nos faz sentir saudades é a mesma que nos distancia e faz criar abismos entre dois sentimentos...
ResponderExcluirGostei do teu blog.. e indico o meu... passa lá se afim.
Texto de hoje: Equação Matemática...
Visitem e Comentem... http://oavessodavida.blogspot.com/
O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...
Aquela fórmula é brilhante! Mas eu segui seu conselho, e não tentei entender. A distância, pra mim, é separação. A primeira coisa que vem na cabeça é um sentimento triste, que lembra saudade, abandono. Mas claro, há outros significados ligados a essa palavra. E fique tranquilo: farei minhas próprias distâncias, não vivendo em cima delas!
ResponderExcluir:)