domingo, 28 de março de 2010

A democracia não Presta

2006_v_for_vendetta_wallpaper_004Calma  pessoal, antes de acenderem suas tochas deixe-me detalhar o título, a democracia, do jeito que é tratada hoje, não funciona! A verdade é que eu sempre fui a favor de sermos felizes, alegres e sorridentes numa sociedade onde todos têm os mesmos direitos, onde não existem preconceitos ou diferenças sociais, mas a dura verdade é que hoje essa utopia está muito longe de ser verdade em qualquer lugar do mundo.

Ok, até aqui sem novidades, mas a democracia não deveria resolver esse problema? Provavelmente! Mas vamos parar por um segundo e começar do início, segundo a wikipédia,  a “democracia ("demo+kratos") é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos”. Teoricamente esse é o regime perfeito, pois o poder não está sujeito aos caprichos de uns poucos homens, todos são ouvidos e a humanidade pode caminhar para aquele mundo perfeito lá do início.

Mas a mesma descrição acima que mostra as vantagens desse sistema também mostra sua principal fraqueza, nele o poder está na mão dos cidadãos (calma, segurem suas pedras mais um pouco). Eu sei que a luta pela democracia foi dura em nosso país, assim como está sendo em tantos outros, mas o que as pessoas de hoje não percebem é que a luta de ontem não vale nada num ambiente em que ninguém se importa com ela.

Veja bem, somos donos de uma senhora bola, e não queremos emprestá-la para ninguém, mas por “N” motivos não a usamos, ela fica exposta numa prateleira alta e só lembramos dela quando alguém pergunta o que é aquilo e você diz orgulhoso o quanto custou (aos seus antepassados e não a você é claro), mas na hora de jogar somos sedentários demais.

Deixando de lado as metáforas posso dizer o seguinte, a democracia tenta tratar todos os cidadãos igualmente, dando-lhes a mesma voz, porém as vozes não são iguais e nunca serão, temos vozes ignorantes, vozes arrogantes, vozes medrosas, vozes malévolas e mesquinhas, todas querendo falar. Mesmo com essas vozes a democracia seria um coro perfeito caso todos tivessem em mente um objetivo comum, tipo melhorar a humanidade como um todo!

Sim meus caros, o grande problema da democracía somos nós! São tantas discussões tontas sobre quem vence o BBB ou vai morrer na novela das oito, que nos fazem esquecer de que mais do que pessoas somos uma espécie, e só agindo como tal teremos um coro forte o suficiente para calarmos as vozes “espertas e corruptas” de nossas sociedades. E não fiz esse texto todo só para falar de política, estamos inclusos em grupos menores em nosso dia-a-dia, porém a atitude quanto a democracia é a mesma, “se não fizerem o que eu quero, não vou perder meu tempo com isso”, e lá se vai mais um objetivo comum por água abaixo.

Então, da próxima vez que ouvir alguém dizendo que a democracia não presta você já sabe o que dizer, e quanto aquelas pessoas que não entenderem, ficarão como sempre à merce dos mais aptos, o que não é o ideal mas com certeza é divertido (para quem as manipula é claro!).

Wow, DOIS ANOS depois ele posta algo \o/. Três urras para The Master… NOT. A idéia é ir voltando aos pouquinhos, nova pessoa… Novo blog… Vamos ver no que dá!

3 comentários:

  1. Concordo plenamente que o grande problema da democracia somos nós mesmos.
    Enquanto não exercermos nossos papéis de cidadãos conscientes e cobrarmos dos governantes a corrupção e as diferenças sociais continuarão existindo.

    ResponderExcluir
  2. Penso que o grande problema da democracia é que o povo, maior número de vozes, é burro. Mas adorei a metáfora da bola, é exatamente assim. Penso, contudo, que todos querem jogar a bola, mas cada um com suas regras estúpidas.

    ResponderExcluir
  3. Francine11:21 AM

    Tá chike!!
    Parabéns pela ativação do blog, com certeza será um sucesso! Beijos!

    ResponderExcluir